Blog
Terço dos Homens: o que é e como fazer parte?
O Terço dos Homens é um dos movimentos de nossa igreja que mais tem crescido nos últimos anos.
Como o próprio nome já expressa, este movimento é formado por homens e demonstra, em sua expressão, que a devoção a Nossa Senhora por meio do rosário não é somente para mulheres.
Porém, também é para os homens fortes e corajosos que buscam ser fiéis a Deus de todo o coração! Assim como, quando o rei Davi estava para morrer, ele chamou seu filho Salomão e disse suas últimas palavras ao menino herdeiro do trono:
“Eu me vou – disse ele – pelo caminho que segue toda a terra. Sê corajoso e comporta-te como homem!” (I Reis 2,2).
Acima de tudo, este é um chamado aos homens para que a partir deste movimento e diante das circunstâncias da vida e das ciladas do demônio sejam corajosos!
Logo, se poderíamos falar algo sobre o Terço dos Homens, então os últimos conselhos de Davi a Salomão servem muito bem para introduzir o assunto. De tal forma que, com essas palavras, conseguimos evidenciar a importância para cada homem de Deus rezar o terço nos dias de hoje.
Resumindo, como continuou dizendo Davi a Salomão: “Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus” (I Reis 2,3).
Então, com este mesmo espírito e o desejo sincero de enfrentar nossa missão e de alcançar as graças de Deus, convido você a continuar sua.
A importância do Terço dos Homens para hoje
O Terço dos Homens pode até parecer uma prática simples, e de fato é, mas já conta com milhares de testemunhos aqui no Brasil e também no exterior.
Um exemplo disso é São Domingos Gusmão, o Papa Leão XIII e São João Paulo II, que de todas as formas, e sempre que puderam, buscaram propagar a devoção ao Santo Rosário.
O Terço dos Homens, portanto, traz essa valiosa missão de evangelizar através de encontros de recitação e meditação do Santo Terço. “O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção” (Aleteia, 15/11/2022).
Bem como, é um socorro do Céu, ou seja, da Mãe de Deus, que conviveu com o maior de todos os homens, Jesus de Nazaré. Ainda mais, todos aqueles que participam do Terço dos Homens com sinceridade de coração e com fidelidade podem testemunhar grandes mudanças em suas vidas.
Afinal, no âmbito profissional, familiar e pessoal, as graças que a Virgem Maria concede aos homens que se unem para honrá-la e venerá-la, são inúmeras.
Por isso, claramente vemos que este trabalho realizado em muitas comunidades e paróquias de nossa igreja cresceu. E não é pouco o número de homens que têm se reunido nas igrejas, nas casas e também no seio da família.
Um pouco da origem do Terço dos homens
Acredita-se que fora do Brasil os homens se reúnem nesta prática de rezar o terço desde 1912. Porém, aqui no Brasil, somente em 1936 surgiu oficialmente como uma iniciativa do Frei Peregrino, na cidade de Itabi, localizada no estado de Sergipe. (Cf. TV Aparecida, 02/02/2021).
O primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial teve início na Capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje Santuário Paroquial, na cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE). Os encontros aconteciam sob a orientação do Padre Salesiano Américo Vasconcelos, a partir de 5 de março de 1997.
Um dos grandes propagadores do Terço dos Homens foi o Padre Miguel Lencastre, falecido em 2014. Padre Miguel criou a sigla THMR incorporando o Terço dos Homens ao movimento Mãe Rainha (Cf. Terço dos Homens no Brasil e no Mundo, 30/05/2005).
Desde então, assim como o Terço dos Homens Mãe Rainha, muitos outros grupos de Terço dos Homens, com suas particularidades, deram a este movimento uma grande expressão que hoje vemos no Brasil e no mundo.
Como é feito o encontro do Terço dos Homens
Na maioria dos encontros realizados pelo movimento, a programação nada mais é do que a reza do terço Mariano. Em alguns grupos conta-se com palestras, partilhas, meditações de cada mistério do terço entre outros momentos.
Apesar de parecer um ato tão pequeno, somente aqueles que têm intimidade com Nossa Senhora sabem da grande profundidade que a meditação do santo rosário traz para a fé de uma pessoa.
Conta-se que muitos homens abandonaram vícios que há anos batalhavam para vencer. Muitas mulheres relatam que perceberam a mudança de seus esposos no dia a dia dentro de casa.
Por isso, não são poucos os testemunhos colhidos nestes encontros.
Vidas transformadas, graças alcançadas, famílias restauradas, fé renovada e, também, um enorme desejo de que outros homens encontrem, nesta prática devocional, sentido para suas caminhadas.
Enfim, se é pelos frutos que reconhecemos uma obra como vontade de Deus, então o Terço dos Homens foi desejado pelo Senhor. Assim como também estava no coração da Virgem Maria, tendo em vista todos os benefícios que este movimento traz nas suas paróquias.
Portanto…
Muitos são os homens que se decidem pelo serviço a Deus dentro da igreja logo após conhecer a realidade do Terço dos Homens.
Dessa forma, a ideia que igreja é coisa de criança, de mulher, de idoso ou até de quem não tem o que fazer, está desaparecendo. Logo, verdadeiras graças do céu descem à medida que os homens conhecem a grande valia de se aproximar da Mãe do Céu.
E se você é ou conhece algum homem que precisa ter essa experiência com a Virgem Maria, então procure na sua Paróquia ou em outras comunidades um grupo do Terço dos Homens.
Viva ou apresente a alguém a grande graça que é este movimento!
Adquira esse livro para te ajudar nesta devoção: Terço dos homens