Blog
Terço dos Homens: guia completo
A iniciativa do Terço dos Homens é muito valiosa para a Igreja, pois traz para o seio da adoração de Maria parte dos homens que, muitas vezes, acabam ficando distantes de certas atividades de adoração. Mas rezar o terço é mais que atividade de devoção mariana: é uma oração que acompanha o rito bíblico, uma jornada cristológica e um convite aos homens em reafirmar seu compromisso com as Escrituras, além de fortalecer sua vida dentro da Igreja e sua comunidade.
Continue lendo esta matéria e conheça mais esta manifestação tão rica de fé e que cresce a cada dia!
Como se formou o terço dos homens
A oração do terço por grupos de homens remonta à primeira metade do século, em que os maridos rezavam o terço para Maria pelas ruas enquanto aguardavam por suas esposas, participantes do movimento Schoenstatt, ligado até hoje com o movimento Terço dos Homens – Mãe Rainha.
Mesmo com relatos da a primeira metade do Século 20, o Terço dos Homens começou de maneira institucional ao final dos anos 90, entre as paróquias de cidades do Nordeste do país. Desde então, foi ganhando unidade entre as paróquias vizinhas até chegar ao Sudeste do país e ao Sul.
Então, para organizar melhor o segmento, o grupo Terço dos Homens – Mãe Rainha institucionalizou suas atividades, criando guias, hinos e diretrizes metodológicas para incentivar as mais diversas comunidades.
O Terço dos Homens costuma ser organizado em cada paróquia, com uma ou mais turmas com horário todas as semanas para a rezar os mistérios do Terço. Muitos grupos atingem grandes níveis de organização, integrando-se com os demais movimentos regionais e, não raramente, organizando eventos muito produtivos.
É o caso de algumas comunidades que organizam romarias anuais que chegam a receber grupos de terço dos homens aos milhares, com estruturas incríveis de organização.
A missão dos homens com Maria
A integração verdadeira com a vida cristã e sua comunidade passa pela adoração, pela participação e pelo pertencimento genuíno.
Maria confiou o rosário à um homem: São Domingos, e por muitas vezes, papas exortaram sempre às famílias inteiras, homens e mulheres, à oração do Terço. Em todos os momentos: de paz e de tormenta, para buscar a calma e a sintonia.
A oração do Terço por comunidades de homens é uma maneira extremamente produtiva e abençoada de criar um grande vínculo, pois mais do que acompanhar ao rosário, esse é o espaço onde muitas graças são compartilhadas. A fraternidade em Cristo, tão vital para se viver em comunhão, é fortalecida, e estes homens se tornam instrumentos do Espírito Santo em suas jornadas na descoberta de vocações.
Dicas de Como organizar um Terço dos Homens
Se você gostou da iniciativa e sentiu seu coração tocado, certamente já é um importante chamado à professar sua missão com Maria, para adorar e propagar o aprendizado pelos mistérios do Rosário, aprendendo com a jornada de Maria e Cristo a paz, a caridade e a fraternidade. Conheça os passos para organizar um Terço dos Homens em sua paróquia.
Consulte sua paróquia e estabeleça um local
É importante que a comunidade paroquiana esteja inteirada da iniciativa, assim pode oferecer mais do que sua benção, mas diversos meios de organização para aqueles que gostariam de se reunir. Mas o espaço pode ser aquele mais acessível para todos: o lar de algum dos membros, ou peregrinar por entre as casas de diferentes membros.
Busque por referências e materiais sobre o assunto
Você pode buscar diversos materiais institucionais com a iniciativa Terço dos Homens – Mãe Rainha, e também pode encontrar publicações que exortem o papel e a missão dos homens que rezam o terço, como no livro de Sandro Arquejada Terço dos Homens – A Grande Missão Masculina e leituras de exortações dos santos Papas.
Inspire os membros e distribua atividades
É importante que se inspire todos os membros e se distribua atividades de maneira comunitária para a construção do grupo. Um ou mais animadores oficiais é algo indispensável para manter a unidade do grupo, oferecer um apoio espiritual e afetivo.
A organização oficial também deve ser estruturada na medida em que o grupo cresce. Quando a comunidade passar a promover eventos, um tesoureiro também pode se tornar uma necessidade para os membros.
Seja criativo e inovador nas iniciativas
As atividades podem ir da oração semanal do terço até grupos de discussão dos Evangelhos do dia, integração online através de grupos e páginas nas redes, construção de uma identidade visual, confeccionando camisetas, materiais de divulgação e atendendo às romarias regionais.
O Terço é uma atividade de profissão da fé, do amor, de fraternidade, de louvor. Se você se sentiu inspirado ou gostaria de inspirar alguém, converse sobre a iniciativa com sua família e amigos, compartilhe esta publicação. No blog da Scala Editora você encontra diversos conteúdos sobre vida católica, e em nossa página, as melhores camisetas estampadas com temas católicos para presentear e professar sua fé.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.