Blog
Rezemos com Maria Estrela da Evangelização
Maria Estrela da Evangelização: A caminhada quaresmal exige de nós o comprometimento aos propósitos que nos levam à conversão. Às vezes sozinhos desanimamos e desistimos desta caminhada, por esta razão buscamos a companhia de Maria Santíssima, ela é exemplo de fé e obediência a Deus. Com Maria aprendemos a andar no caminho da oração, do jejum, da caridade, do recolhimento e do silêncio. Maria é o caminho que nos leva a Jesus.
Nesta Quaresma caminhemos com Maria rumo à cruz de Jesus!
1º encontro
A – Ó Maria, em oração recordamos as palavras do Papa João Paulo II: “Sempre que olhamos para a Virgem Maria, voltamos a acreditar na força da ternura e do afeto, próprios de uma Mãe. Na Mãe de Jesus, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam maltratar os outros para se sentir importantes”.
T – Ó Maria, Estrela da Evangelização, fazei brilhar sobre nós a luz de vosso Filho Jesus.
L 1 – Para vós, ó Virgem Maria, voltamos os nossos olhos e o nosso coração, na esperança de aprender convosco a reconhecer os sinais do Espírito Santo, tanto nos grandes como nos pequenos acontecimentos da nossa vida.
T – Ó Maria, Estrela da Evangelização, fazei brilhar sobre nós a luz de vosso Filho Jesus.
L2 – Unidos com o Papa Francisco queremos contemplar-vos como: “Nossa Senhora da Prontidão, que sai “às pressas” do lugar onde morava para ir ajudar à sua prima Izabel que na sua velhice estava grávida”.
T – Ó Maria, Estrela da Evangelização, fazei brilhar sobre nós a luz de vosso Filho Jesus.
A – Saudemos a Mãe de Jesus e nossa mãe, venerada com o título de Estrela da Evangelização, que Maria nos ajude a viver e anunciar o Evangelho da alegria.
T – Cântico a Nossa Senhora…
2º encontro
A – Ó Maria, ensinai-nos a reconhecer o amor do Pai Eterno em todas as coisas que existem no mundo, desde o sorriso das crianças até a beleza das estrelas.
T – Ajudai-nos, ó Mãe, a compreender que todas as coisas criadas são para o bem das pessoas e a glória de Deus.
L1 – Na última ceia Jesus deixou-nos a Eucaristia. Ele se fez Pão para saciar a fome do mundo.
T – Jesus, o Pão da Vida, pode saciar nossa fome de amor e nossa sede de justiça.
L2 – Nós vos agradecemos, ó Virgem Maria, porque nos trouxe Jesus, o Pão da Vida, o sol da justiça, o Príncipe da Paz.
T – Ó Maria, vós nos ensinastes a acolher Cristo / e leva-lo ao encontro das pessoas / como o levastes ao encontro de Isabel.
A – Ó Mãe querida, o vosso exemplo de acolhimento a Jesus e a coragem para ir ao encontro dos outros como fostes ao encontro de Isabel, é para todos nós e para toda a Igreja, um modelo sempre presente de dedicação missionária.
T – Ajudai-nos, ó Mãe, a sentir em nosso coração o fogo do Espírito Santo, assim renovados, seremos verdadeiros discípulos missionários de vosso Filho Jesus. Amém!
3º encontro
A – Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, vinde gerar Cristo em nós, como o gerastes em vosso seio. Dai-nos a alegria de sentir Deus presente em nossa vida, assim o poder do amor tomará conta de cada um de nós e de nossas famílias.
T – Ensinai-nos a cantar as maravilhas de Deus, como vós cantastes com tanta alegria.
L1 – “Minha alma glorifica o Senhor, exulta meu espirito em Deus meu Salvador, porque voltou o seu olhar para a humildade de sua serva”.
T – Despertai em nós a confiança / de que Deus olha a cada um de nós / e conta conosco para melhorar o nosso mundo.
L2 – Que o poder do amor germine e cresça no coração de nossas crianças, adolescentes e jovens. Que o exemplo da Santa Irmã Dulce anime a nossa juventude a viver para Deus e para os irmãos.
T – “Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala”(Irmã Dulce).
A – Ó Maria, Senhora nossa, vinde visitar nossas famílias e permanecei em nossas casas. Como Mãe educadora, ensinai-nos a seguir os ensinamentos de vosso filho Jesus.
T – Abençoai todas as famílias, / especialmente as famílias incompletas / e as que são atormentadas pelas doenças / ou pela maldição das drogas. Amém!
4º encontro
A – Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tudo seria mais fácil se para cada criança que nasce neste mundo Deus entregasse aos pais um ‘manual de instruções’.
T – O amor de Deus é tão grande / que Ele confia aos pais a missão iluminadora / de formar e educar seus filhos.
L1 – Não existe manual de instrução para a educação das crianças, mas existe a Sagrada Escritura, fonte de todas as orientações para quem quer viver nesse mundo como filhos e filhas de Deus.
T – Despertai em nós, ó Deus, a confiança de que o Senhor olha a cada um de nós / e conta conosco para melhorar o nosso mundo.
L2 – Ensinai-nos, ó Mãe, a ganhar o pão de cada dia com nosso trabalho, mostrai-nos a importância do respeito fraterno e dai-nos sensibilidade para ajudar os que sofrem.
T – Livrai-nos das tentações de uma vida fácil, ensinai-nos a lutar por aquilo que de fato consideramos importante.
A – Fortalecei a nossa esperança e conservai-nos, juntos, em comunidade e em comunhão com vosso filho, o nosso Salvador.
T –Amém!
5º encontro
A – Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, as famílias brasileiras estão carentes da graça de Deus. Vós sois a Mãe do Perpétuo Socorro, por isso vos suplicamos, intercedei a Deus por nós:
T – À vossa proteção recorremos, Mãe do Perpétuo Socorro!
L1 – Junto com os casais que vivem dificuldades no relacionamento e com todos os filhos que sofrem com a separação dos pais, a vós clamamos:
T – À vossa proteção recorremos, Mãe do Perpétuo Socorro!
L2 – Junto aos jovens que tanto esperam melhores condições para estudar e trabalhar, nós vos clamamos:
T – À vossa proteção recorremos, Mãe do Perpétuo Socorro!
L1 – Junto a todas as pessoas que caminham desanimadas pela vida e por todas que sofrem com depressão, nós vos clamamos:
T – À vossa proteção recorremos, Mãe do Perpétuo Socorro!
A – Ó Maria, consoladora dos aflitos e auxilio dos cristãos, voltai para nós o vosso olhar de amor, consolai os tristes, fortalecei os doentes, dai alegria aos idosos e ensinai-nos a cuidar da vida, o dom mais precioso que de Deus recebemos. Amém!
T – Cântico a Nossa Senhora…
6º encontro
A – Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, o vosso Filho nos disse:
T – “Eu sou a videira e vós sois os ramos, quem permanece em mim e eu nele, produz muitos frutos”.
L1 – Desde o momento da Anunciação vós acolhestes o Cristo e nunca mais vos separastes dele.
T – Ensinai-nos, ó Mãe, a acolher Cristo em nossa vida / e para sempre permanecermos com ele.
L2 – Que Cristo seja tudo em nossas vidas e que a nossa confiança e a nossa esperança sejam alicerçadas nessas palavras de São Paulo:
T – “Se vivemos com Cristo, se morremos com Cristo, com ele ressuscitaremos para a vida eterna”.
L1 – Ó Mãe, conservai-nos em comunhão com o vosso Filho, para que a vida de Cristo seja a nossa vida, que seus sentimentos sejam nossos sentimentos e que o seu amor pela vida nos conserve junto ao coração de Deus Pai.
T – “Ninguém tira a minha vida, eu a dou livremente pela salvação do mundo” Disse Jesus!
A – Ó Maria, ajudai-nos a compreender e sentir que a vida é dom de Deus e só a ele compete estabelecer o tempo de nossa permanência na face da terra.
T – Que nossos dias sejam vividos para a Glória de Deus / e para o bem da humanidade. Amém!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.