Blog

Postado em 15 de julho de 2024

Reflexões sobre um Amor Redentor!

Reflexões sobre um Amor Redentor!

Amor Redentor! O que significa isso? Por que Redentor e não salvador? Vamos mergulhar no significado do Amor Redentor a partir de sua fonte, Nosso Senhor Jesus Cristo, e entender por que os Redentoristas celebram este dia em especial!

Origem do Amor Redentor

A palavra Redenção diz respeito ao ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro.

E apenas Jesus Cristo realizou essa ação com tudo que ela significa, concedendo ao gênero humano a libertação segundo o coração do Pai. Por isso Ele é o Santíssimo Redentor, um título que fala sobre a natureza e a missão do Mestre.

É tão forte essa verdade que seria impossível não render louvores e devoção. Logo, nasceu a devoção ao Santíssimo Redentor e porque não chamá-lo de Amor Redentor, uma vez que tudo é graças ao amor inesgotável de Deus por nós.

De acordo com registros antigos, a devoção ao Santíssimo Redentor tem origem em 1575, na cidade de Veneza – Itália, quando uma grande epidemia de peste negra assolou a região deixando muitos mortos, órfãos e famílias desoladas.

As pessoas então recorreram ao Amor Redentor, suplicando a libertação da peste. Com o fim da epidemia, venceu o Redentor. A Ele foi dedicada uma igreja, e essa tornou-se a festa mais popular de Veneza e região.

Solenidade do Santíssimo Amor Redentor

O titular do Instituto fundado por Santo Afonso Maria de Ligório, em Scala – Itália, em 09 de novembro de 1732, era o Santíssimo Salvador, que dava nome à obra recente. 

Mas, em 25 de fevereiro de 1749, quando Santo Afonso buscava a Aprovação Pontifícia, em atenção à exortação do Papa Bento XIV, ele mudou o nome do Instituto para Congregação do Santíssimo Redentor.

Dessa forma, os Redentoristas celebram, no Terceiro Domingo do mês de julho, mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, a festa do seu Titular, o Santíssimo Redentor, que manifestou seu Amor Redentor para toda a humanidade.

Assim, celebrar a Solenidade do Santíssimo Redentor não é relembrar fatos históricos, mas renovar, expressar a fé, agradecer e, principalmente, imitar Aquele que se revelou como “Caminho Verdade e Vida e a Videira Verdadeira!” . 

Somos todos amados pelo Redentor

O amor de Deus está plenamente explicado em Jesus Cristo. Ele é o Senhor da vida, o Libertador, o Santíssimo Salvador e o Amor Redentor. De fato, Jesus devolve à humanidade a oportunidade de viver dignamente e em comunidade.

Logo, Ele é a referência ontem, hoje e sempre! Não há outro em quem podemos depositar nossa confiança e entregar todas as diversidades da vida. Sobretudo no século XXI, a fé em Cristo é o sustento contra todo o relativismo e o ceticismo que fere a humanidade.

Principalmente a família precisa da graça do Amor Redentor para estabelecer a igreja doméstica, educar os filhos na fé e nos princípios da caridade evangélica, sem se ausentar das dinâmicas e exigência dos tempos atuais.

E a verdade que sustenta a família e cada pessoa humana é a certeza que de somos todos objetos do Amor Redentor, ninguém fica de fora! Deus nos ama e age constantemente para que conheçamos o seu amor! 

Logo, celebrar o Santíssimo Redentor é acolher mais uma vez seu amor gratuito, na liberdade de filhos, não mais de escravos, e devotá-lo nosso louvor, gratidão e serviço.

Veja como aprofundar este tema aqui:
Para a Missão do Redentor – Um caminho de formação integral

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353