Blog

Postado em 1 de fevereiro de 2023

Quaresma: tempo de retornar

Quaresma: tempo de retornar

Deus quer que estejamos unidos a Ele, como a mais amorosa das esposas se une ao seu esposo. Mas como o nosso coração miserável pode se unir ao Divino Coração?Só existe uma forma, a qual já foi dada a nós. 

O próprio Amor veio para este mundo para nos dar o amor com o qual Ele deseja ser amado. E o que precisamos fazer para viver esse amor, senão realizar aquelas obras necessárias que irão permitir o nosso coração de receber esse amor? 

O tempo da Quaresma é esse tempo de nos prepararmos, tempo de conversão, silêncio, penitência, jejum e de oração.

Faz parte da liturgia santa da Igreja e nos prepara para a finalidade, não só deste tempo litúrgico, mas de toda a nossa vida que é a união perfeita com Deus.

A Quaresma é um tempo especial, dedicado a revisão e mudança de vida: “convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Logo, não se trata simplesmente da Igreja se revestir de roxo e fazer penitência, mas de um tempo fecundo para nossa conversão. A Quaresma é tempo de retornar a Deus!

Para viver bem a Quaresma

O primeiro passo consiste em estarmos em estado de graça. Isto é, impregnados pela caridade e pela misericórdia. Elas reestabelecer nossa amizade com Deus. Se olharmos para o mais íntimo de nosso coração e não estivermos revestidos pelos mesmos sentimentos de Cristo, então é o momento de fazer uma revisão de vida.

Quando pecamos, nossa alma se aparta do estado de graça e nos afastamos do amor que Deus infunde em nós. A Quaresma é um tempo para aumentarmos em nós a caridade que recebemos por meio da graça divina do Senhor e retornamos Àquele que nos amou por primeiro.

Para iniciarmos bem a Quaresma é preciso que venhamos antes fazer um diligente exame de consciência e buscarmos a reconciliação com Deus.

Quaresma é um combate de Santidade

Como disse São Leão Magno em seu sermão da Quaresma: “Meus caros irmãos, entramos na Quaresma, isto é, em uma fidelidade maior ao serviço do Senhor. É como se entrássemos em um combate de santidade.

Por essa razão, a Igreja nesse tempo nos exorta a praticar a esmola, o jejum e, sobretudo, a oração. E não fazemos sozinhos, ou isoladamente. Fazemos em união com toda a igreja. São milhares de pessoas rezando, fazendo esmolas e jejuns, para ressurgirmos juntos com Cristo para uma vida nova.

Se estamos em estado de graça, essas obras quaresmais vão nos ajudar a renovar a fé e a viver mais plenamente a caridade.

Não se esqueça de Deus! 

Somos esquecidos de Deus! Uma outra coisa que também não podemos deixar de fazer no tempo da Quaresma, é exercitarmos a recordação de Deus.

Às vezes, não crescemos no amor, não nos unimos cada vez mais ao Amado, porque passamos muito tempo longe, indiferentes a vontade do Pai e alheios a vocação que Ele nos confiou.

O tempo da Quaresma é esse tempo de meditação sobre os passos de Jesus rumo à sua Paixão. Sendo assim, são quarenta dias nos quais somos convidados a passar despojando-nos do homem velho para ressurgir na Páscoa como um homem novo. Tempo de retornar!

Podemos usar a meditação para a Quarta-Feira de Cinzas, de Santo Afonso, na qual ele faz uma oração para que não percamos o compromisso com o jejum da Quaresma:

“Senhor, concedei-me a graça de começar este solene jejum com devida piedade e de continuá-lo com devoção constante, a fim de que, chegada a Páscoa, depois de ter ressurgido convosco para a vida da graça, seja digno de ressuscitar também para a vida da glória. Fazei isto pelo amor de Maria Santíssima. Amém!”

Aproveite para conferir os nossos livros de Espiritualidade Redentorista e viva bem, com toda Igreja, o tempo da Quaresma!

Contudo, lembre-se: é Quaresma! É tempo de exercícios espirituais. Tempo de retornarmos ainda para mais perto do nosso Senhor.

Então, viva quarenta dias desejando uma só coisa

Não é tempo de andarmos como “Martas”!

“Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude’. Respondeu-lhe o Senhor: ‘Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada’” (Lc 10, 40 – 42).

Entre na Quaresma de uma outra maneira em 2023, não ocupado demais com outras coisas (com apego ao mundo), mas desejando estar unido com Jesus.

De tal forma que no final dos exercícios Quaresmais você possa encontrar a verdadeira alegria pascal. Por isso, nós colocamos nossa alegria naquilo que vem do céu.

Porque o homem só tem uma paz verdadeira e uma verdadeira liberdade: “uma só coisa que lhe é necessária”.

Então, alimente esse desejo cada vez mais de estar na presença do Senhor, a partir dos primeiros passos: estar em estado de graça e cultivar a caridade.

Como uma semente que foi infundida, até que, como Igreja, possamos viver uma efusão do Espírito Santo no pentecostes. Mas, antes, é necessário nos prepararmos muito bem para isso.

Portanto…

A Igreja Católica, mãe e mestra, nos ensina o caminho da santidade e o faz através de toda uma pedagogia, com métodos e tempos especiais para nos mover em direção ao céu.

A Quaresma é também um tempo especial para retornar a esse caminho de santidade como peregrinos do céu.

Por fim, é o tempo oportuno de retornar, tempo de conversão!

Se prepare bem para viver a Quaresma e lembre-se:

estaremos juntos nesse tempo!

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353