Blog

Postado em 18 de julho de 2024

Leia e Reze durante as Férias!

Leia e Reze durante as Férias!

As férias são um momento muito esperado por estudantes, trabalhadores, profissionais liberais e donas ou donos de casa. Afinal, todos merecemos descanso, lazer ou pelo menos sair da rotina. E que tal ler nas férias?! 

Já colocou essa opção na sua programação? Se não, vamos dar os motivos e dicas para uma leitura tranquila e rica em alimento espiritual. Confira!

Ler nas férias por quê?

Ler é uma ação inevitável para qualquer pessoa. Estamos constantemente lendo, seja a linguagem verbal ou não verbal; situações ou pessoas; pensamentos ou até o imaginário, isso faz parte da capacidade cognitiva do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

Logo, todos leem, não importa se somos alfabetizados ou não, de alguma forma estamos fazendo leitura de mundo através de símbolos, imagens ou códigos numéricos ou alfabéticos. Mas o que a leitura nas férias proporciona?

Agora nos referimos à leitura de um bom livro, algo que traga sabedoria e paz à nossa vida! Essa leitura é uma companhia para as férias, uma maneira de dispersar fatos negativos e trazer otimismo para seguir adiante mais um semestre. 

Assim, ler nas férias é uma ótima opção, porque ler é uma maneira de instrução grandiosa que aumenta o vocabulário, nosso conhecimento de mundo, corrige a escrita e nos capacita no diálogo sobre assuntos diversos. Faz bem ler!

Veja quantas opções para ler nas férias!

Você já viu que há muitas vantagens para se ler nas férias ou em qualquer momento do ano. Porém, as férias pedem leituras mais breves, leves e que tenham início e fim, principalmente para quem não pode demorar muito na leitura!

Por isso, selecionamos algumas dicas que serão ótimas companhias para suas férias em qualquer lugar em que você se encontre. 

#1 Na força do Espírito  

Não pode faltar oração nas férias! E o Espírito Santo é quem renova as nossas forças, por isso esse livro de oração deve estar embaixo do travesseiro, e você pode ler uma oração por dia, marcando cada dia das férias.

São mais de 100 orações ao Espírito Santo da tradição católica, que acompanham uma explicação catequética sobre a promessa que o Senhor fez aos seus apóstolos, que derramaria o seu Espírito Santo!  

#2 Eucaristia Alimento para a Vida

A Eucaristia é o alimento que nos sustenta sempre, por isso não podemos deixar de ler nas férias sobre o Pão da Vida, e esse livro oferece uma leitura suave que ajuda a compreender o sentido da celebração Eucarística em poucas páginas.

#3 Teresa de Lisieux além das rosas

Teresinha é a santa de todos os tempos e principalmente do cotidiano, das relações, das pequenas coisas do dia a dia. Ela ajuda casais, jovens, religiosos, sacerdotes, papas etc. a viver a santidade de maneira simples e concreta, por amor a Deus.

Ler nas férias esse livro é mergulhar na história de Santa Teresinha e experimentar a presença de Deus que se revela nas pequenas coisas. Em poucas páginas, você encontra motivos para caminhar decididamente rumo ao amor e à santidade.

#4 Por que amar a Virgem Maria?

Por falar em ler nas férias, não se fica sem Nossa Senhora, porque ela, como ninguém, soube ler os sinais do novo tempo! Então, fortaleça sua intimidade com a Mãe de Deus através dessa leitura cheia de espiritualidade.

Neste livro o autor fala de Maria com profundidade e nos ajuda a cultivar as virtudes marianas que perpassam os séculos, moldando corações de santos e santas, no seio de nossa amada Igreja Católica. 

#5 Aconteceu em Betânia

Betânia era onde ficava a casa de Lázaro, Marta e Maria, por quem Jesus tinha amizade e um grande afeto. E quanto a nós, como lidamos com as amizades que o evangelho nos presenteia?

A partir de dois fatos que aconteceram na cidade de Betânia, os autores propõem uma reflexão sobre a importância de se cultivar o afeto, a proximidade e a fraternidade em comunidade, temas fundamentais nos dias de hoje.

#6 Quem reza se salva

Começamos com oração e terminamos com outra dica sobre o valor da oração! O livro agora é de Santo Afonso Maria de Ligório e trata sobre a necessidade e a importância da oração na vida cristã, a partir deste santo que viveu profundamente a oração em sua vida e atividade missionária.

Assim, estar de férias e voltar à ativa têm sentido quando priorizamos o essencial que é a vida, as relações e a presença de Deus, e a oração nos ensina a organizarmos tudo isso e enfrentarmos os desafios da vida moderna como cristãos.

Boas férias e boa leitura!

Além de bons livros, que promovam uma leitura prazerosa e breve, não se esqueça de visitar a liturgia diária para abastecer a alma com o Evangelho do dia. Existem também diversas novenas que nos favorecem reflexões e revisões de vida à luz do Evangelho.

Por fim, Deus abençoe e bom descanso!

Este conteúdo é para você:
A importância do amor nas relações humanas! Leia aqui! | Editora Redentorista – Goiânia

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353