Blog
Evangelização das famílias: Dicas para promover na paróquia
Como a sua Paróquia tem se dedicado na evangelização das famílias e na continuidade dessa vocação tão linda e importante?
A família é uma grande paixão de Deus. Não é à toa que a Bíblia está recheada de histórias de amor, de casais que se apoiaram e se amaram, de gerações longas e numerosas e também de crises.
Além disso, a família também a primeira célula da Igreja e tem a missão de ser uma Igreja Doméstica. Ou seja, o lar é onde se acolhe e ama um ao outro de forma gratuita e inteira, genuína. Também é a primeira catequese dos filhos, é onde eles conhecem a Palavra de Deus, a fé e aprendem sobre Cristo. Portanto, como afirma o Papa Francisco Exortação Apostólica Amoris Laetitia “a família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé para seus filhos” (16).
Toda a missão de uma família, seja amar, educar, acolher e caminhar na fé, deve ser seguida com dedicação e constância, com a presença de Deus. Porém, a Paróquia e a comunidade pode ter um papel fundamental nessa evangelização das famílias.
A missão da Paróquia na evangelização das famílias
Infelizmente, nos tempos de hoje, nem todas as famílias saem ilesas das mentiras e dificuldades do mundo, perdendo-se do verdadeiro propósito cristão de ser família. O Papa João Paulo II falou sobre isso na sua Encíclica “Familiaris Consortio”, segundo o pontífice: “Muitas famílias vivem essa situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres ou, ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamentais” (n. 1).”
Portanto, faz parte da comunidade e da Paróquia defender e fazer com que essas famílias reconheçam os verdadeiros valores e encontrem o amor e a verdade de Deus em meio a tantas provações.
Mas afinal quais as ações a Paróquia pode promover?
Encontros ou retiros
Organizar retiros é uma maneira maravilhosa de alcançar e conversar com as famílias, pois podem escolher temas especiais como criação dos filhos, diálogo, afetividade, harmonia no lar e muitos outros.
O legal é que após os retiros é possível incentivar que os casais continuem se encontrando, falando sobre Deus, espiritualidade e fé. Certamente é uma forma excelente de promover a evangelização das famílias.
Incentive a leitura da Bíblia
A leitura da Bíblia é mais um momento de evangelização das famílias e de fortalecimentos dos laços. Mas infelizmente nem todas as famílias têm o hábito de fazer a leitura da Sagrada Escritura.
Que tal fazer uma campanha de incentivo à leitura da Bíblia? Pode ser um grupo de leitura, reuniões para estudos bíblicos em família ou propor alguns desafios.
Veja mais: Bíblias da Editora Scala
O terço é uma forma de evangelização
Há um ditado que diz “família que reza unida, permanece unida”. E uma das melhores orações é o terço, afinal de contas muitos são os santos que testemunharam as graças que alcançaram com o terço.
Além disso, a oração do terço mariano faz com que as famílias sejam conduzidos até o Filho pela mão amorosa e terna da Mãe. Sem falar no quanto os laços familiares são estreitados e fortalecidos com uma oração bem feita.
Novenas para a evangelização das famílias
Uma forma muito eficiente de evangelização das famílias é incentivando as novenas nos lares.
As novenas são, em geral, orações feitas durante nove dias onde se reza pedindo a intercessão de um santo, dos anjos, da Virgem Maria ou dos arcanjos. Pode-se incentivar as famílias a rezarem pedindo pelo fortalecimento dos laços familiares, pelos filhos, pelo matrimônio e enfim.
Também já é o momento de incentivar a novena do Natal em Família que é a mais tradicional e popular do Brasil. Essa oração prepara as comunidades e grupos de oração para a Celebração do Nascimento do Senhor Jesus. Neste ano, a novena tem como tema “Venha a nós o vosso Reino e os exemplares já podem ser adquiridos aqui.
Todas essas dicas podem evangelizar as famílias da sua Paróquia, transformando a experiência da comunidade, fazendo com que as famílias se aproximem do amor de Deus.