Blog

Postado em 6 de outubro de 2022

Dicas práticas para evangelizar as crianças

Dicas práticas para evangelizar as crianças

A vida sempre irá nos surpreender com escolhas e, muitas delas, bem difíceis. No caso dos pais, cada uma destas escolhas mudará, não somente as suas vidas, mas também a vida daqueles que Deus os confiou. Com a chegada dos nossos filhos,  eles assumem uma obrigação diante do Senhor: evangelizar as crianças. 

O Cânon 1136, do Código de Direito Canônico declara que: “Os pais têm o dever gravíssimo e o direito primário de, na medida das suas forças, darem aos filhos educação tanto física, social e cultural, como moral e religiosa”. Isso é tão verdade que não se pode isentar desta realidade: prover o que é necessário para educação da criança.

Temos em nossa essência o coração de discípulos e também o de verdadeiros mestres. Na verdade, todos devem mirar um único alvo e este alvo é o Reino dos Céus, que deve ser apresentado para as crianças como a maior de todas as felicidades.

Então, se você estiver com dificuldades para evangelizar uma criança, seja você pai ou não, vamos dar algumas dicas simples e práticas. Com certeza, você vai conseguir aplicar no seu dia a dia.

Levem as crianças à Santa Missa

Talvez essa seja uma das maiores dificuldades para evangelizar as crianças. Até parece que muitas famílias se esqueceram da importância da Santa Missa em nossas vidas.

Prova disso é que ou não se fazem mais tão presentes ou quando vão à missa estão com o coração disperso e desatento. E as crianças percebem isso – não as subestimem.

Antes de ir à missa, combine com as crianças qual será o comportamento que elas terão na igreja.

Planeje o melhor horário; não saia às pressas, ainda mais quando se tem crianças pequenas, de até 4 ou 5 anos. Alimente-as bem  e veja se nesse horário elas não estarão sonolentas ou agitadas.

Tudo isso e outros detalhes mais específicos de cada criança, ajudarão a diminuir bastante aquelas famosas birras.

Devemos, nós pais, educar as nossas crianças a respeito da grandeza do Corpo de Cristo celebrada na Missa. E deve começar nos pais a compreensão de tão imenso dom para todos os homens.

Reze com a criança – ainda mais se for seu filho

Uma das maiores necessidades das crianças do nosso tempo é a presença de pessoas! Pois, cada vez mais, dentro das famílias há uma distância entre os seus integrantes, e as crianças são as que mais sofrem com isso!

As famílias sentem dificuldades para evangelizar as crianças, de como ensiná-las a ser uma pessoa melhor, um cristão. Contudo, se você olhar bem, não é para ser tão difícil assim. A coisa que os filhos mais querem dos pais é a presença deles.

O pai que conhecer esse segredo nunca perderá o seu filho para o inimigo, nem para o mundo! O pai que olhar nos olhos do filho, der a atenção que ele quer e precisa, sem que a criança precise competir com qualquer outra coisa, vai conseguir evangelizar a sua criança.

Desta forma, não será difícil parar, conversar com o filho e o convidar – vamos fazer uma oraçãozinha?

Convide a criança para rezar antes de comer, antes de dormir e quando acordar. Não precisa ser o dia inteiro, mas com certeza será bem mais fácil ela se concentrar na oração, se você estiver olhando para ela realmente, com a mesma concentração.

Leia a Bíblia para as crianças

A leitura da Bíblia também é uma atividade muito boa para evangelizar os pequeninos, lá se encontram muitas histórias que ganham o coração e que preenchem a imaginação delas.

Talvez a maior dificuldade seria o como apresentar. Então, o primeiro passo é escolher a bíblia mais adequada à idade da criança. Se a criança é muito pequena, escolha uma bíblia infantil, cheia de belas imagens. Aqui, na leitura bíblica, também se faz muito necessário a presença do adulto para ela.

Um segundo passo é fazer a criança lembrar do que foi lido. Como? Conversando com ela sobre a história da bíblia, não como um questionário que ela precisa responder, mas, simplesmente, para ela exercitar a memória.

Apenas com isso, você gera muitos frutos na vida da criança. Ela sempre terá na memória a imagem de quem é Deus e de como Ele é bom para com os seus filhos.

Para evangelizar as crianças, leia livros católicos 

Assim, como a leitura da Bíblia, também a leitura de livros católicos é muito boa para evangelizar as crianças. Desta forma, elas serão inseridas na história dos santos e santas da nossa igreja.

Também é necessário escolher bons livros e ter cuidado com as ilustrações, como também, o que é mais indicado para cada idade. Às vezes, não é porque a criança não gosta de ouvir, ou ler um livro; mas é que aquele livro não é adequado para sua faixa etária.

Assista filmes infantis sobre a vida de Jesus

A última dica é: filmes e desenhos. Hoje, as crianças têm um acesso gigante às telas e isso, comprovadamente, é prejudicial. Causam inúmeros problemas físicos e pedagógicos também.

As pesquisas revelam alguns desses problemas, como: “distúrbios de aprendizado, baixo desempenho escolar, atrasos no desenvolvimento e entre outros” (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2020).

Contudo, não é preciso tirar totalmente, mas ter o cuidado de que as crianças não passem o dia inteiro na frente das telas. Sabendo disso, faça ainda melhor: selecione bons filmes infantis ou desenhos.

Principalmente, aqueles que narram a história do nascimento, vida e morte de Jesus.

Por fim…

Não deixe de estar presente na vida de uma criança! Ainda mais se você for o pai ou a mãe, não deixe de estar sempre ao lado, por inteiro, de sua criança. Educando e ensinando sobre Deus, pois o nosso Senhor deseja isto: “dei­xai vir a mim estas criancinhas” (Mt 19, 14).

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353