Blog
Dicas de livros para ler durante a quaresma
Muitas pessoas até compreendem que a quaresma é um tempo que nos dispõe para a Páscoa do Senhor. Porém, o que muitos ainda não sabem é o que fazer para viver bem esse momento de preparação.
Uma das melhores opções para crescermos no conhecimento acerca do que devemos fazer em cada tempo litúrgico, sem dúvidas, são os livros.
Sendo assim, os bons livros católicos nos fazem conhecer melhor sobre Deus e sobre os tesouros de nossa fé católica. Pois, através das palavras deixadas pelos autores sagrados e pelos Santos, compreendemos cada vez mais sobre a pedagogia de Deus através de sua Santa Igreja.
O tempo da Quaresma faz parte desta pedagogia divina através de sua Igreja para nos santificar e nos preparar melhor para o Mistério Pascal. Dessa forma, lendo livros que nos revelam o que diz a Igreja, os santos e autores sagrados sobre a Quaresma viveremos melhor esse tempo.
Portanto, deixamos aqui abaixo dicas de livros para ler durante a Quaresma e, compreendendo melhor esse tempo litúrgico, nos preparemos para a Páscoa do Senhor.
Dica 1 – Livro: Quem reza se salva
O tempo da quaresma nos convida a intensificar a nossa vida de oração, pois esse é o caminho por excelência para alcançarmos a salvação. Como nos ensina o Papa Francisco: “A Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber a Deus na nossa vida permitindo-Lhe ‘fazer morada’ em nós” (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2021).
Dessa forma, o Livro Quem reza se salva é um convite a despertarmos que sem a vida de oração jamais alcançaremos a eternidade.
Através dessa leitura, conhecemos os benefícios da alma de quem reza bem como as grandes motivações que temos para buscar uma vida de oração.
Sendo assim, a quaresma é um tempo propício para acolhermos a salvação que vem do Senhor e como a oração nos faz escolher por essa salvação todos os dias.
O livro Quem reza se salva é uma verdadeira formação dada por Santo Afonso de Ligório sobre a importância da oração para a nossa Salvação.
Dessa forma, através desse livro é possível saber a grande finalidade da oração e como podemos através dela vivermos uma vida penitente.
Dica 2 – Livro: Eucaristia: alimento para a vida
Se a Quaresma é um tempo que nos dispõe ao esvaziamento para experimentarmos a ressurreição de Jesus na Páscoa, precisamos ainda mais dos sacramentos.
É através dos sacramentos que nos aproximamos da santidade de Deus que esmaga o pecado que existe em nós e alarga o nosso coração para experimentá-lo.
Dessa maneira, O livro Eucaristia: Alimento para a vida, nos ensina sobre esse Santíssimo Sacramento que nos fortalece para o combate que encontraremos durante a Quaresma.
Clique aqui para ter o seu livro – Eucaristia: Alimento para a vida
Pois se somos chamados com Jesus a enfrentar os desafios do deserto espiritual durante quarenta dias, sem dúvidas, a Eucaristia é o que nos sustentará.
Dica 3 – Livro: A hora da Divina Misericórdia
Durante a quaresma, uma das melhores maneiras de nos prepararmos é meditando sobre a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Meditar sobre o sacrifício de Cristo constrange o nosso egoísmo e nos conduz a experimentar o amor de Deus através do perdão de nossos pecados.
Santa Faustina, a quem foi revelado em profundidade o mistério da misericórdia Divina, nos apresentou um caminho autêntico de penitência: a meditação da Paixão de Cristo na hora da misericórdia.
Às 15 horas da tarde, a Igreja reconhece que uma graça especial se derrama sobre todos aqueles que clamam por misericórdia através do Sacrifício de Cristo.
Sendo assim, o livro A hora da Divina Misericórdia nos coloca diante do grande amor de Deus e nos faz rezar por quem amamos e, também, pelo o mundo inteiro.
A devoção à Divina Misericórdia nos aproxima da verdade sempre presente em nossa fé de que Deus é infinitamente rico em misericórdia. Ora, a própria Sagrada Escritura assim nos afirma:
“Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em consequência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo – é por graça que fostes salvos!” (Ef 2,4).
Então, tenha logo em mãos esse roteiro de oração para rezar e refletir sobre a Divina Misericórdia a partir das revelações feitas à Santa Faustina e do magistério de São João Paulo II.
Por que ler livros na quaresma
O que nos tem faltado nesse período litúrgico é o conhecimento profundo acerca do que realmente devemos fazer para viver uma conversão. E, de fato, mergulhar em livros que nos façam alargar o nosso entendimento sobre o que Deus espera de nós nesse tempo é uma excelente opção.
Pois, somente compreendendo o chamado do Senhor que diz “Convertei-vos e crede no evangelho” colheremos os frutos da Quaresma. Ou seja, nos pondo a estar sempre à disposição de ressuscitar com Cristo para uma vida nova.
Portanto, que nesta quaresma aproveitemos esse tempo propício para o arrependimento e conversão, encontrando nos livros o conhecimento que nos faz viver ainda melhor esse período.