Blog
Amizade Social: Entenda a Campanha da Fraternidade 2024
Este ano, Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).
Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022. É um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da Vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.
A Campanha da Fraternidade faz parte do itinerário espiritual da Igreja sendo, na Quaresma, uma expressão de comunhão, conversão e partilha.
Essa iniciativa que nasceu por meio de Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo de Natal-RN, fomenta a caridade e a solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana.
Todos os anos em todas as igrejas do Brasil a Campanha da Fraternidade convida os fiéis a meditarem sobre um tema e através dele progredir na espiritualidade e caridade.
Continue lendo e entenda mais sobre a importância da vivência da Campanha da Fraternidade deste ano.
Objetivos permanentes da Campanha da Fraternidade
Segundo a CNBB, o objetivo da campanha da Fraternidade é promover uma verdadeira fraternidade buscando deixar-se transformar pelo Evangelho através de uma conversão que se reflete na prática da partilha.
Porém, existem também objetivos permanentes que são a base de toda a campanha e norteiam todas as iniciativas referentes às temáticas anuais. São eles:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Diante desses objetivos, faz-se necessário que todos os fiéis enchem-se de disposição para que juntos alcancemos a graça da unidade e do crescimento do corpo místico de Cristo que é a Igreja.
Entendendo o tema da CF 2024
Como podemos ver nos materiais de divulgação deste ano, o tema de 2024 propõe a fraternidade e a comunhão entre diferentes etnias e idades.
Dessa maneira, esta Campanha nos remete a amizade de Deus com o homem que não opera por distinção. Antes, acolhe a todos e convida ao banquete do amor juntamente ao seu filho Jesus.
Dessa forma, também nós, a partir desse tema devemos vivenciar a amizade que acolhe a todos independente de nossos gostos, afetos e preferências.
O tema deste ano ainda nos propõe a abertura para os desafios do mundo e de nossa realidade atual, pois a Igreja jamais deve fechar-se em si mesma.
Através da abertura do coração e desejo sincero de comunhão, somos chamados a exercer um laço de caridade e ser uma porta da Igreja que se abre. Por essa porta devem entrar todos aqueles que são marginalizados devido a sua raça, cor, etnia e etc.
A Encíclica Fratelli tutti, foi a grande inspiração para o tema deste ano, e é através dela que conseguimos nos aprofundar no tema proposto.
Pois, é nesta Encíclica que o Papa Francisco nos leva a compreender que somente laços de irmandade serão capazes de construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.
A fidelidade ao Senhor deve ser manifestada no amor pelos irmãos. E essa manifestação é um critério fundamental dessa encíclica: não se pode dizer que se ama a Deus se não se ama o irmão. “De fato, quem não ama o próprio irmão a quem vê, não pode amar a Deus que não vê” (1Jo 4,20)
A Campanha da fraternidade como resposta aos tempos de hoje
O tema da CF 2024 demonstra uma preocupação dos Bispos do Brasil em aprofundar a reflexão e oferecer soluções a algumas realidades pontuais da nação brasileira. São eles: divisão, ódio, guerras e indiferença.
A Encíclica Fratelli Tuttis traz para nós as diversas faces de um mundo atual fragmentado que recebe apenas falsas promessas de melhorias.
Foi acreditando e seguindo ideologias que afirmavam ser soluções para as dificuldades desse tempo que nos deparamos com um regresso no caminho humano.
Dessa forma, toda aquele que vive a campanha da Fraternidade de 2024 torna-se um agente evangelizador e reparador diante das dificuldades dos nossos dias.
Como diz o Papa Francisco na Encíclica:
“Hoje temos à nossa frente a grande ocasião de expressar o nosso ser irmão, de ser outros bons samaritanos que tomam sobre si a dor dos fracassos, em vez de fomentar ódios e ressentimentos.”
Esses nossos irmãos são todos aqueles que convivem conosco e até mesmo os que nem conhecemos, mas que estão sempre na oração universal da Igreja. A começar de nossas famílias, a Campanha da Fraternidade de 2024 nos convida a sermos modelo de acolhimento e inclusão.
Assim, caminhando passo a passo não julguemos iniciativas aparentemente pequenas como perda de tempo. Portanto, acreditemos que de pouco em pouco, através da prática do acolhimento, caminharemos para uma fraternidade universal.