Blog

Postado em 18 de outubro de 2022

Dicas práticas para promover a vivência devocional no advento

Dicas práticas para promover a vivência devocional no advento

Estamos dando início a um dos momentos mais belos da liturgia, que une o coração dos fiéis em torno à Virgem Maria esperando o Menino Deus: o tempo do Advento. Advento é tempo de expectativa e a liturgia da Igreja, mestra na fé, nos prepara para o Natal do Senhor, também movendo nossos olhos para a Segunda Vinda de Jesus. 

Desse modo, não podemos vivenciar esse tempo de qualquer jeito. O grito de conversão continua a ecoar, mesmo que em um timbre diferente da Quaresma. É tempo de vigilância, de manter as lâmpadas acesas (Cf. Mt 25,1ss) para que quando o Noivo vier não se feche as portas do Banquete Eterno. 

Alguns personagens bíblicos são companheiros nessa jornada. Em especial, João Batista, o precursor, o profeta Isaías, a Virgem Maria e São José. Contemplá-los no mistério da Salvação é ter a certeza de que Deus age em favor do seu Plano de Amor, com misericórdia. 

Sendo assim, queremos convidar você a caminhar conosco, por meio de dicas práticas e promover na sua família, na sua comunidade ou movimento uma vivência autêntica desse tempo tão especial. Confira. 

1. Não perca de vista a Liturgia da Palavra diária 

A espiritualidade do Advento é marcada pela liturgia diária. Desde as leituras do profeta Isaías, até os Evangelhos que remetem-se à segunda vinda de Jesus e a revelação do Verbo Divino. 

Uma das formas de promover a devoção no advento é utilizar a prática da Lectio Divina, a Leitura Orante, baseada em 4 passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação. Algo que pode enriquecer ainda mais essa vivência é realizar momentos em família ou em comunidade, ao menos uma vez por semana, para meditarem os textos sagrados juntos. 

2. Favoreça a contemplação dos Símbolos natalinos

Algo que está enraizado na cultura da maioria dos países cristãos é o uso dos símbolos natalinos: o presépio, a árvore de Natal, as luzes, velas, guirlanda natalina, entre outros. 

Esses sinais estimulam o imaginário, e instalam crianças e adultos na beleza do mistério da encarnação. Ensinar os filhos sobre o presépio é uma prática que enriquece a espiritualidade e a catequese. 

De igual modo, na paróquia, mover à comunidade em direção a esses símbolos, seja com momentos de oração ou mesmo de ensino, promovendo as graças desse tempo. 

3. Promova Novenas de Natal com grupos diversos

Aqui na Editora Scala há muitos anos temos colhido inúmeras experiências de famílias e paróquias que com o Natal em família promovem a cultura do encontro, momentos fortes de espiritualidade e partilha da Palavra.

Portanto, as Novenas de Natal realizadas nas famílias pertencentes à comunidade são verdadeiros cenáculos nos quais é possível vivenciar o espírito do Advento formando a mentalidade cristã em meio aos laços familiares. 

4. Estabeleça programações de solidariedade 

O período de preparação para o Natal também costuma ser um momento propício para a solidariedade. Se lembrarmos que o Menino Jesus nasceu em um cenário de pobreza e abandono, somos despertados para a caridade. 

Levar as famílias para visitar orfanatos, asilos, ou comunidades carentes estimulam a inserção na realidade social de outras famílias, despertando para a partilha dos bens, em vista do próximo que sofre. 

Mas, não somente como uma prática filantrópica, mas como família de Cristo que vai ao encontro dos mais necessitados. 

5. Utilize o Presépio Vivo na preparação para o Natal 

Uma das práticas que tem tomado conta das igrejas do Brasil é o Presépio vivo. Os membros da comunidade dão lugar aos personagens da manjedoura de Belém, estimulando a imaginação e a compreensão de que a Encarnação do Verbo não é uma ideia, mas uma realidade. 

“O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14) , essa profissão de fé se torna visível quando percebemos que Jesus veio até nossa terra, viveu em nosso meio, santificando nossas vidas. 

Viver o período do Advento com piedade e devoção favorece nossa fé e nossa esperança na Redenção de Cristo, que nos trouxe a Salvação. Portanto, viva bem esse tempo com nossas dicas e tenha um Santo Natal do Senhor. 

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353