Blog

Postado em 20 de junho de 2024

A importância do amor nas relações humanas! Leia aqui!

A importância do amor nas relações humanas! Leia aqui!

“A família é por constituição e DNA divino, a formação social fundamental para gerar e formar a pessoa humana, a única instituição verdadeiramente necessária e insubstituível.” Assim declara Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

E a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, inspirada na Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8), e a família é a origem, um lugar por excelência que gera fraternidade, amizade e amor que refletem no convívio social.

É por isso que a partir da família tratamos sobre a importância do amor nas relações humanas. Veja o que preparamos neste post!

Família, berço das relações humanas

A família é o nascedouro das relações humanas. Mas o que são relações humanas? Podemos dizer que são o conjunto de interações que realizamos, os vínculos que desenvolvemos com as pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, e que se tornam suporte para a vida humana em sociedade.

As relações humanas são fundamentais para o desenvolvimento individual e intelectual de cada um de nós, uma vez que somos seres relacionais, ou seja, temos a necessidade de nos relacionarmos uns com os outros.

Inclusive, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de “saúde” envolve também a saúde emocional, que se desenvolve nas relações entre os pares, seja na família, no trabalho ou no convívio social. 

E entre essas relações, a amizade assume um lugar de destaque, porque produz ajuda, companheirismo, confiança, segurança emocional, apoio etc. Portanto, nas relações humanas, a amizade proporciona bem-estar e desenvolvimento em todas as áreas, sendo primordial, sobretudo, nos laços familiares para que haja saúde na família e no meio social.

A família, o amor e o desenvolvimento humano

Agora, tratemos sobre a família! Sem dúvida, a família é responsável pelo desenvolvimento humano e pela socialização das pessoas porque ela oferece suporte emocional. Então ela forma ou deforma o indivíduo de acordo com a realidade de cada lar.

Deus, por excelência, é a fonte do amor; foi Ele quem plantou no ser humano o desejo de amar e ser amado, e também a necessidade de se dar por amor aos outros. Logo, a família se explica pelo amor de Deus! Ele quis mostrar-se em cada pai, mãe, filho e filha.

Portanto, a família é protagonista nesse processo de viver o amor e transbordar na sociedade através dos valores como a solidariedade, o respeito, o diálogo e o perdão. Sem esses princípios, o desenvolvimento humano fica cheio de lacunas e busca em coisas a realização que se encontra apenas no amor.

De fato, o amor é a base de toda relação humana, mas não o amor de contos de fadas, mas o amor que se explica através da prática da paciência, do perdão, do diálogo e do recomeço; que não se cansa, como diz a Palavra de Deus. 

O amor e a amizade social!

É por causa dessa necessidade de amor e amizade social que a Campanha da Fraternidade abraçou o desafio desse tema em 2024. E a família é a primeira escola de comunhão, perdão e reconciliação para todos os segmentos da sociedade.

Se refletirmos bem, como nos propõe o documento base da Campanha, há muitos motivos para difundirmos o amor e a amizade social entre nós hoje. Basta olharmos a violência, a indiferença diante do sofrimento humano, os conflitos armados e as catástrofes naturais.

O ser humano passou a ser relativizado, não é mais tão importante, depende de quem é, do que tem ou do que faz! Quando todos somos iguais em direitos e dignidade, seja diante da lei e principalmente diante de Deus. 

E a Campanha da Fraternidade vem reafirmar que somos todos filhos, irmãos e semelhantes! Um tema que se torna um desafio e nos empurra contra a indiferença e a falta de empatia para com os outros. Mas, para os cristãos, é a oportunidade de renovarmos a força do nosso batismo que nos torna protagonistas da fraternidade universal.

Nossa resposta é o amor!

Se a família é a escola do amor e da fraternidade, então é o lugar onde devemos estimular a comunhão, a reconciliação e a promoção do bem comum, bens que toda a sociedade precisa para cumprir seu papel de geradora de novos cidadãos.

Portanto, vale a pena investir e não desistir da família! Rezar, buscar ajuda, caminhar juntas e principalmente dialogar para encontrar caminhos de paz! E que tal uma ajuda para rezar e refletir as propostas da Campanha da Fraternidade em família?

Propomos o subsídio ‘Ser Família’, um roteiro para celebrar a Semana Nacional da Família no mês de agosto. Com cinco encontros, este livrinho vem ajudar as famílias e grupos a rezarem e refletirem sobre a importância da família na Igreja e sociedade.

Basta clicar aqui e você recebe em casa! Vamos plantar a semente do amor nas nossas famílias para colher frutos na sociedade. 

Você precisa ler sobre isto: Qual a vocação de SER Família? | Editora Redentorista – Goiânia

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353