Blog

Postado em 12 de agosto de 2024

3 Curiosidades sobre Santo Afonso de Ligório

3 Curiosidades sobre Santo Afonso de Ligório

São Afonso de Ligório é uma figura importantíssima na história da Igreja Católica, conhecido por sua dedicação à evangelização e ao cuidado pastoral. 

Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, também conhecida como Redentoristas, São Afonso deixou um legado profundo que continua a influenciar a vida religiosa até hoje. 

Sobretudo, sua personalidade e missão profundamente Mariana até hoje nos ensina os grandes benefícios espirituais de ser um consagrado a Nossa Senhora.

Assim, diante de tantas virtudes do fundador dos Redentoristas, você vai encontrar neste texto 3 curiosidades que podem enriquecer sua compreensão e admiração por ele. Além de te motivar na busca pelas virtudes.

Continue lendo!

1. Um Jurista Brilhante que Abandonou Tudo pela Fé

Antes de dedicar sua vida ao serviço de Deus, Santo Afonso de Ligório foi um advogado brilhante. Nascido em 27 de setembro de 1696, em Nápoles, Itália, ele mostrou grande talento desde jovem, obtendo seu doutorado em direito civil e canônico aos 16 anos.

Sua carreira como advogado foi marcada por sucesso e reconhecimento, mas uma reviravolta dramática mudou seu destino.

Em um dos casos mais importantes de sua carreira, Afonso perdeu um julgamento por conta da influência política e da corrupção que subornou o juiz. Foram 10 anos de intenso trabalho e de sucesso na advocacia. Até que este fato o levou a uma profunda crise espiritual, onde decidiu deixar os tribunais. 

Como um homem virtuoso, o gosto amargo da derrota fez com que ele saísse do palácio com a cabeça baixa, dizendo: “Mundo, eu te conheço, adeus tribunais! Nunca mais me verão”. 

Assim, Afonso passou três dias isolado em seu quarto, deixando seus pais profundamente desolados. O distinto cavaleiro napolitano decidiu abandonar a promissora carreira que já havia construído. E assim, Afonso se retirou para dedicar-se ao cuidado dos enfermos no hospital dos incuráveis de Nápoles.

Dessa forma,  dedicou-se inteiramente à vida religiosa. Entrou para o seminário e foi ordenado sacerdote em 1726, iniciando um novo capítulo em sua história como servo de Deus.

2. Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor

Em 1732, São Afonso fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) com o objetivo de pregar a Palavra de Deus aos pobres e abandonados. 

Dessa maneira, esta congregação nasceu da sua preocupação com a falta de evangelização em áreas rurais e entre os mais necessitados. A missão dos Redentoristas é seguir o exemplo de Jesus Cristo, anunciando o amor redentor de Deus a todos.

Sob sua liderança, a congregação cresceu rapidamente, espalhando-se por vários países e levando esperança e consolo a inúmeras pessoas. 

Dessa forma, a espiritualidade redentorista é centrada na misericórdia e na compaixão, refletindo a própria vida e ensinamentos de Santo Afonso. 

Até hoje, os Redentoristas continuam seu trabalho missionário ao redor do mundo, fielmente seguindo os passos de seu fundador.

Leia também: Reflexões sobre um Amor Redentor!

3. Grande escritor e Doutor da Igreja

Santo Afonso de Ligório é também um dos autores que mais escreveu livros na Igreja Católica.

Ele escreveu mais de 110 obras sobre espiritualidade, moral, teologia e devoção, algumas das quais se tornaram clássicos da literatura católica. Seus escritos são conhecidos pela clareza, profundidade espiritual e acessibilidade ao público leigo.

Entre suas obras mais conhecidas estão “A Prática do Amor a Jesus Cristo” e “Glórias de Maria”, que são amplamente lidos e apreciados até hoje. Até os dias de hoje, os seus escritos são de profunda contribuição para a Igreja Católica.

Além de combater os excessos e teorias estéreis que tentavam sufocar a teologia e os caminhos para a vivência do Evangelho, ele sabia como colocar a reflexão teológica sobre a dignidade da pessoa humana. Também, com habilidade, tratar as questões práticas do dia a dia apresentadas pelos fiéis da paróquia.

Foi canonizado em 26 de maio de 1839, e, em 1871, o Papa Pio IX proclamou Santo Afonso Doutor da Igreja. (Cf.: Site A12). Por fim, que sejamos gratos ao grande Santo Afonso de Ligório por todo seu esforço significativo para a reflexão teológica moral e espiritualidade cristã.

Conheça Mais sobre Santo Afonso de Ligório

Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre Santo Afonso de Ligório e seu legado, recomendamos os seguintes livros:

Quer saber mais?
Clique aqui e participe do Nosso Webinário sobre a Vida de São Afonso de Ligório!

Para uma maior experiência, convidamos você a participar do nosso webinário exclusivo sobre a vida e obra de São Afonso de Ligório.

Este evento será uma oportunidade única para explorar detalhadamente a trajetória deste grande santo, aprender com suas lições de fé e dedicação, e refletir sobre como podemos aplicar seus ensinamentos em nosso dia a dia.

Não perca esta chance de fortalecer a sua fé e caminhada espiritual. Inscreva-se agora e descubra mais sobre a vida fascinante de Santo Afonso de Ligório!

Conclusão

Santo Afonso de Ligório é uma fonte inesgotável de inspiração para todos nós. Sua vida dedicada ao serviço de Deus e ao próximo continua a ser um exemplo de santidade e amor cristão. 

Que possamos seguir seus passos e nos aproximarmos cada vez mais do Redentor.

Santo Afonso de Ligório, rogai por nós!

Dúvidas? Clique aqui. 08007038353